A World Wide Web (www) disponibiliza, actualmente, um conjunto alargado de ferramentas de comunicação com uma característica comum: a interacção. São cada vez mais os utilizadores que se socorrem da Web para, a nível «glocal», comunicar, partilhar, conhecer e divulgar.
A Universidade de Aveiro, atenta a esta realidade, aposta forte na chamada Web 2.0 (também designada como Web social) e tem já presença assegurada em vários canais de difusão. Depois de ter sido a primeira universidade portuguesa a lançar um espaço próprio no mundo virtual do Second Life, a UA expandiu a criação de conteúdos dirigidos para a web social, estando agora mais próxima dos seus vários públicos.
Actualmente é possível encontrar informações actualizadas, em permanência, no Twitter, aceder a um conjunto alargado de (entre outros) documentos fotográficos e videográficos na plataforma integrada de serviços Web 2.0, Sapo Campus, e até acompanhar o desenvolvimento dos grandes eventos de divulgação da UA - Academia de Verão e Semana Aberta da Ciência e Tecnologia - em blogues e páginas virtuais criadas especialmente para esse efeito.
Espera-se que esta formação possa contribuir para o aperfeiçoamento destas novas formas de socialização, facilitando a cooperação, a troca de experiências entre as diversas unidades que constituem a Universidade de Aveiro e, sobretudo, para a (in)formação de cidadãos activos e esclarecidos.
Visualizar o vídeo relativo a este exercício aqui: http://www.youtube.com/watch?v=MpIOClX1j
blog conhecimento web 2.0 comunicar estu
catalogação de imagens; informação; arma
cicua visitantes visits statistics
comunicação web 2.0 partilha de conteúdo
comunicar tecnologias divulgação
estatísticas sbidm; google analytics
formação 2ª actividade dia 8/02/2010
goncalo gonçalo ramalho social media i3n
google analytics moodle formação web pág
photosharing; partilha de fotografias;